A justiça dos governantes, lógicas de serviço e benefício em “O panegírico fúnebre a d. Afonso Furtado”, de Juan Lopes Sierra (1671-1675).
A justiça dos governantes, lógicas de serviço e benefício em “O panegírico fúnebre a d. Afonso Furtado”, de Juan Lopes Sierra (1671-1675).
Volume 40 Issue 1
Author(s): Guilherme A. Carvalho Mr.
Recommended Citation:Carvalho, Guilherme A. Mr. (2015) “A justiça dos governantes, lógicas de serviço e benefício em “O panegírico fúnebre a d. Afonso Furtado”, de Juan Lopes Sierra (1671-1675).,” Bulletin for Spanish and Portuguese Historical Studies: Vol. 40 : Iss. 1 , Article 4.
PDFAbstract:
No presente artigo, pretendemos traçar, a partir de uma trajetória individual, uma interpretação acerca de determinada práticas vinculadas ao poder político no âmbito do governo-geral do Brasil, sobretudo quanto à articulação entre ser cabeça política, e o exercício da justiça com autonomia relativa, que era própria dos oficiais régios, sobretudo dos governadores-gerais. A investigação partirá de um panegírico fúnebre, escrito no século XVII, na Bahia, dedicado ao falecido governador-geral, Afonso Furtado. Dessa maneira, partiremos da análise do documento para entender o modo pelo qual determinados fundamentos políticos e sociais relacionados ao exercício da justiça aparecem ao longo do discurso do panegirista.
Tags: Brazilian General Government, Corporate theory of government, Justice